História da Fotografia

História da Fotografia

A fotografia é um empreendimento fantástico em que a arte coexiste com a tecnologia. Qualquer história completa da fotografia também incluirá uma história da linha do tempo da câmera.

Isso ocorre porque a história da fotografia está intrinsecamente ligada a todos os muitos avanços tecnológicos na óptica, nas câmeras e no meio de gravação usado para capturar imagens.


  • Câmara Obscura: 500 aC – 1600 dC

    A camera obscura era uma ferramenta usada por alguns artistas que lhes permitia desenhar ou pintar facilmente paisagens realistas e renderização de arquitetura. Na sua forma mais simples, um buraco de agulha projeta uma cena em um quarto ou caixa escura que o artista basicamente pode traçar. Nessa mesma época, Filósofos chineses e gregos descrevem os princípios básicos da óptica e da câmera.


  • Cor da Luz 1664-1666

    Isaac Newton descobre que a luz branca é composta de cores diferentes.


  • 1727 – Nitrato de prata escurecia com a exposição à luz.

    Os experimentos de Johann Heinrich Schulze com nitrato de prata foram realizados em 1717. Ele descobriu que uma pasta de giz e ácido nítrico na qual uma parte da prata havia sido dissolvida era escurecida pela luz do sol, mas não pela exposição ao calor do fogo. Para fornecer uma demonstração interessante de seu escurecimento pela luz, ele aplicou estênceis de palavras em uma garrafa cheia da mistura e a colocou sob luz solar direta, que produzia cópias do texto em caracteres escuros na superfície do conteúdo. As impressões persistiram até serem apagadas agitando a garrafa ou até que a exposição total à luz as obliterasse. Como foram produzidas pela ação da luz, uma definição extremamente ampla e literal do que é uma fotografia pode permitir que mesmo essas impressões fluidas e efêmeras do sol se qualifiquem.


  • 1794 – Panorama

    Robert Barker foi um pintor irlandês, litinerante cunhou o termo “panorama”, do grego pan horama, em 1792 para descrever suas pinturas de Edimburgo, Escócia, o precursor da casa de cinema.


  • 1814 – Primeira Fotografia

    Foi apenas uma de uma série de experimentos, mas Vista da Janela em Le Gras é a primeira fotografia sobrevivente. Nicéphore Niépce usou uma folha de metal com um filme de produtos químicos espalhados.  a primeira imagem fotográfica usando um dispositivo antigo para projetar imagens da vida real, hamada  câmera obscura . No entanto, a imagem exigiu oito horas de exposição à luz e depois desapareceu.


  • 1834 – Primeira Imagem Permanente

    Henry Fox Talbot cria imagens permanentes (negativas) usando papel embebido em cloreto de prata e fixado com uma solução salina. A Talbot criou imagens positivas imprimindo contatos em outra folha de papel. No ano de 1835, Talbot construiu uma pequena câmera de madeira, com somente 6,30 cm², que sua esposa chamava de “ratoeiras”. A câmera foi carregada com papel de cloreto de prata, e de acordo com a objetiva utilizada, era necessário entre meia e uma hora de exposição. A imagem negativa era fixada em sal de cozinha e submetida a um contato com outro papel sensível. Desse modo a cópia apresentava-se positiva se a inversão lateral. A mais conhecida mostra a janela da biblioteca de Abadia de Locock Abbey, considerada a primeira fotografia obtida pelo processo negativo/positivo.


  • 1839 – Daguerreótipo

    Louis Daguerre cria imagens em cobre banhado a prata, revestido com iodeto de prata e “desenvolvido” com mercúrio aquecido; A Daguerre recebe uma pensão do Estado pelo governo francês em troca da publicação de métodos e dos direitos de outros cidadãos franceses de usar o processo Daguerreótipo.  Uma imagem que foi corrigida e não desapareceu e precisou de menos de trinta minutos de exposição à luz.

    Nessa época, a palavra fotografia começou a ser usada para descrever essa nova indústria. A partir de 1839, o popular processo de chapa metálica conhecido como daguerreótipo abriu essa mistura de arte e tecnologia às massas.


  • 1841 – Câmeras

    No início da linha do tempo da história da fotografia, empresas ópticas como Zeiss, Leitz e outras começaram a projetar lentes especificamente para a fotografia. Voightlander foi um passo além e introduziu uma câmera para placas de metal em 1841. Talbot patenteia seu processo sob o nome “calótipo”.


  • 1843 – Primeiro Anúncio com uma foto

    O primeiro anúncio com uma fotografia é publicado na Filadélfia.

    Se o passado não pudesse ser congelado no tempo em daguerreótipos, McAllister estava vinculado e determinado a garantir que o presente fosse. McAllister sabia que o presente rapidamente se tornaria história. E o negócio estava bem posicionado como fornecedor para o crescente mercado de daguerreótipos.


  • 1851 – Processo Colódio

    Frederick Scott Archer inventou o processo Collodion  para que as imagens precisassem de apenas dois ou três segundos de exposição à luz.

    Archer, um escultor de Londres, melhora a resolução fotográfica espalhando uma mistura de colódio (algodão nitrado dissolvido em éter e álcool) e produtos químicos em folhas de vidro. A fotografia de colódio com placas úmidas era muito mais barata que os daguerreótipos, o processo negativo / positivo permitia reproduções ilimitadas e o processo foi publicado, mas não patenteado.


  • 1853 – Nadar (Felix Toumachon)

    Félix Nadar é o pseudónimo de Gaspard-Félix Tournachon foi um fotógrafo, caricaturista e jornalista francês, pioneiro e entusiasta do voo humano e da fotografia aérea.


  • 1854 – Carte-de-visite

    Adolphe Disderi desenvolve fotografia carte-de-visite em Paris, levando ao boom mundial de estúdios de retratos para a próxima década


  • 1855 – 1857 Vidro e Metal

    Imagens positivas diretas em vidro (ambrotipos) e metal (tipos ou ferrotipos) populares nos EUA.


  • 1861 – Primeira Fotografia Colorida

    O físico escocês James Clerk-Maxwell demonstra um sistema de fotografia colorida envolvendo três fotografias em preto e branco, cada uma tirada através de um filtro vermelho, verde ou azul. As fotos foram transformadas em slides de lanterna e projetadas em registro com os mesmos filtros de cores. Este é o método de “separação de cores”.


  • 1861-65 – Fotógrafos de Guerra

    Mathew Brady e sua equipe (principalmente funcionários) cobrem a Guerra Civil Americana, expondo 7000 negativos


  • 1877 Eadweard Muybridge

    Nascido na Inglaterra como Edward Muggridge, decide “fazer os quatro cascos de um cavalo saírem do chão ao mesmo tempo”, apostar entre os ricos franciscanos pela fotografia sequencial do cavalo de Leland Stanford.


  • 1888 Primeira Câmera KODAK

    Primeira câmera Kodak, contendo um rolo de papel de 6 metros, o suficiente para 100 fotos circulares de 2,5 polegadas de diâmetro.

    Após as fotografias serem registradas, o filme era encaminhado para a fábrica, onde era revelado. Em seguida, a câmera era devolvida ao dono com um filme novo para que outras imagens pudessem ser fotografadas.

    As imagens feitas com a Kodak nº 1 eram arredondadas para amenizar a má qualidade de resolução nos cantos da fotografia.


  • 1900 Câmeras Brownie

    As câmeras Brownie foram uma série de câmeras de baixo custo produzidas pela Eastman Kodak, dirigidas a amadores. As Brownies democratizaram a prática da fotografia, permitindo que qualquer pessoa tomasse suas próprias imagens. Segundo o slogan: “Você aperta o botão, nós fazemos o resto”.

    A câmera Kodak “Brownie” fez sua estréia na virada do século XX e era vendida por um dólar. Cem mil câmeras foram compradas durante o primeiro ano. A câmera Brownie ajudou a colocar a fotografia nas mãos de muitos amadores e permitiu que a classe média produzisse seus próprios “instantâneos” também.


  • 1914 Ur-Leica

    A Ur-Leica de 1914 representa um marco na história fotográfica. É o protótipo para a primeira linha de câmeras que usavam filme no formato 24 x 36mm. Esse formato tornou-se o padrão de 35 mm para filmes fotográficos e modernos sensores de câmera de imagem completa – em homenagem à largura do filme de 24 x 36 mm, incluindo as perfurações. O uso de filme de 35 mm em vez das grandes chapas fotográficas anteriores possibilitou a produção de câmeras muito menores e mais portáteis, facilitando muito a fotografia ao ar livre e a filmagem com a mão.


  • 1950 Primeira Brasileira – Pinta Vermelha

    A Kapsa, popularmentre conhecida como “Pinta Vermelha”, é uma câmera fabricada no Brasil durante a década de 1950 pela empresa D. F. Vasconcelos. Além de oferecer um preço mais em conta que os modelos de câmeras da época, ela ficou bastante popular pelo bom acabamento e resistência.

    A Kapsa foi bastante cultuada por ser bem acabada e forte o bastante para cair sem quebrar. Para usar, é preciso segurar a câmera na altura da barriga, para conseguir ver a imagem pelo viewfinder que reflete a imagem.

    Além da Pinta Vermelha, existia também a Pinta Verde e Azul, que se tratavam de modelos mais simplificados.


  • 1967 Olympus Trip 35

    Olympus Trip 35 é uma câmera fotográfica compacta de 35 milímetros, fabricada pela Olympus . Foi introduzida no mercado em 1967 e descontinuada, depois de um longo ciclo de produção, em 1984. O nome “Trip” foi uma referência ao mercado pretendido – pessoas que queriam uma câmera compacta e funcional para as férias. Durante a década de 1970, foi objecto de uma campanha publicitária que contou com populares fotógrafo britânico David Bailey . Mais de 10 milhões de unidades foram vendidas


  • 1975 Primeira Câmera Digital

    primeira câmera a usar um sensor digital para capturar e armazenar imagens foi desenvolvida pelo engenheiro da Kodak Steven Sasson em 1975. Ele usou um dispositivo de carga acoplada (CCD) fornecido pela Fairchild Semiconductor, que possibilitou capturar imagens com apenas 0,01 megapixels de resolução.


  • 2007 Primeiro IPHONE – Ideal para Selfies

    iPhone (também conhecido como iPhone Original ou iPhone 2G, após 2008) é o primeiro modelo de smartphone desenvolvido e comercializado pela Apple. Após anos de rumores e especulações, foi oficialmente anunciado no dia 9 de janeiro de 2007, e foi mais tarde lançado nos Estados Unidos no dia 29 de junho de 2007.

    Começa a Fotografia Moderna!


  • 2010 Instagram Termina a História da Fotografia

    O Instagram foi criado por Kevin Systrom e Mike Krieger e lançado em outubro de 2010. O serviço rapidamente ganhou popularidade, com mais de 100 milhões de usuários ativos em abril de 2012. O Instagram é distribuído através da Apple App Store, Google Play e Windows Phone Store.

Add Comment